segunda-feira, 25 de abril de 2016

Apesar dos alertas sobre os perigos das queimadas pelo menos 3 foram registradas desde sexta-feira em Leopoldina

 O final de semana registrou pelo menos três queimadas em Leopoldina. Numa delas o 4º Pelotão de Bombeiros Militar foi acionado e conseguiu apagar o fogo depois de duas horas de muito trabalho. Por volta das 14h00 deste domingo, os Bombeiros iniciaram o combate a uma queimada no bairro Vale do Sol. Após a utilização de 1.500 litros de água os bombeiros utilizaram abafadores. As labaredas chegaram a 5 metros de altura e por pouco não atingiram algumas residências, duas delas em fase de construção. O fogo foi extinto às 16h20.


 O Sargento BM Soares explicou que normalmente as ocorrências de queimadas acontecem à tarde e à noite, quando a umidade do ar fica mais seca e o calor aumenta. “O período crítico de incêndios florestais é de maio a novembro, quando o tempo fica mais seco“, esclareceu o Sargento, recomendando à população que não deposite material combustível em lotes. “Os moradores devem cercar o seu lote, fazer aceiros, não colocar fogo, não depositar lixo em lotes vagos, fazer a limpeza (roçada) destes lotes“, acrescentou.

A reportagem conversou com um morador que está construindo sua casa no bairro Vale do Sol. “O fogo passou rente ao imóvel. Graças ao trabalho dos Bombeiros o fogo foi controlado. Poderia ter acontecido algo grave, não só na minha residência quanto numa outra que também em construção, sem falar em outras que estavam próximas das chamas“. A guarnição do Corpo de Bombeiros que estava de plantão neste domingo era formada pelos BMs Sargento Soares, Cabo Nunes, Soldado Braz e Soldado Damasceno.

Na noite de sexta-feira (22), uma queimada assustou moradores do bairro Cidade Alta, onde o fogo chegou muito próximo de algumas residências. No domingo à noite, no Bela Vista, o leitor Jovandir Freitas enfrentou problemas com a fumaça, que tomou conta de sua casa devido ao fogo que teria sido colocado para limpar a vegetação existente nas laterais do campo de futebol do bairro.

Fonte: O Vigilante online



Nenhum comentário:

Postar um comentário