quinta-feira, 28 de abril de 2016

Boletim Epidemiológico do Estado registra mais de 840 casos prováveis de dengue em Leopoldina

Em 2016, Minas Gerais registrou até o dia 26 de abril, 371.257 casos prováveis de dengue e 62 mortes. Em relação à Febre Chikungunya, 966 casos foram notificados neste ano: 541 desses já foram descartados, 405 permanecem em investigação e 20 casos foram confirmados.
De acordo com o tabela de casos prováveis de dengue por municípios atualizada nesta quarta (27) pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais, foram 841 casos prováveis de dengue (entre confirmados e suspeitos) nas primeiras 16 semanas do ano de 2016 em Leopoldina, município que já decretou situação de emergência. Em Laranjal a SES registrou 74 casos prováveis de dengue, em Recreio (307) e em Argirita (114). Volta Grande registrou 157 casos até a data do boletim.
Em relação à febre pelo Zika Vírus, foram confirmados até o momento 2.022 casos em Minas Gerais, 14 laboratorialmente e 2.008 por critério clínico epidemiológico, uma vez confirmada a circulação do vírus no local. Em relação aos casos que envolvem febre pelo Zika em recém nascidos com microcefalia, mães de recém nascidos com microcefalia e gestantes, foram confirmados 176 gestantes com doença aguda pelo Zika Vírus, 01 aborto espontâneo com associação com infecção pelo vírus, e 01 caso com exames de imagem sugestivos de infecção congênita, porém sem associação com o Zika Vírus.
Informações: SES-MG
Fonte: O Vigilante Online 

terça-feira, 26 de abril de 2016

Carreta tomba e pega fogo na BR 116 em Leopoldina


No início da tarde desta terça-feira (26) uma carreta tombou e pegou fogo após tentar fazer uma curva no km 783,4, próximo ao local conhecido como Bica D´água, na BR 116 em Leopoldina. A pista ficou parcialmente bloqueada durante os trabalhos das equipes do Corpo de Bombeiros de Leopoldina e o reforço de um caminhão pipa da Defesa Civil.
O veículo Scania placas KHH 9738 de Pernambuco e sua carreta carregada de derivados de petróleo foram completamente consumidos pelas chamas. O condutor foi socorrido e encaminhado para  o Pronto-Socorro Municipal de Leopoldina pelos próprios usuários da via. A Polícia Rodoviária Federal esteve presente com os policiais rodoviários Lawal e Emerick. O 4º Pelotão de Bombeiros Militar de Leopoldina atuou na ocorrência com o Sargento BM Pereira, Soldado BM Lucas e Soldado BM Jeziel. O chefe da Defesa Civil de Leopoldina, Antônio Dias, apoiou o trabalho de combate às chamas do veículo.

Fonte : O Vigilante Oline

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Apesar dos alertas sobre os perigos das queimadas pelo menos 3 foram registradas desde sexta-feira em Leopoldina

 O final de semana registrou pelo menos três queimadas em Leopoldina. Numa delas o 4º Pelotão de Bombeiros Militar foi acionado e conseguiu apagar o fogo depois de duas horas de muito trabalho. Por volta das 14h00 deste domingo, os Bombeiros iniciaram o combate a uma queimada no bairro Vale do Sol. Após a utilização de 1.500 litros de água os bombeiros utilizaram abafadores. As labaredas chegaram a 5 metros de altura e por pouco não atingiram algumas residências, duas delas em fase de construção. O fogo foi extinto às 16h20.


 O Sargento BM Soares explicou que normalmente as ocorrências de queimadas acontecem à tarde e à noite, quando a umidade do ar fica mais seca e o calor aumenta. “O período crítico de incêndios florestais é de maio a novembro, quando o tempo fica mais seco“, esclareceu o Sargento, recomendando à população que não deposite material combustível em lotes. “Os moradores devem cercar o seu lote, fazer aceiros, não colocar fogo, não depositar lixo em lotes vagos, fazer a limpeza (roçada) destes lotes“, acrescentou.

A reportagem conversou com um morador que está construindo sua casa no bairro Vale do Sol. “O fogo passou rente ao imóvel. Graças ao trabalho dos Bombeiros o fogo foi controlado. Poderia ter acontecido algo grave, não só na minha residência quanto numa outra que também em construção, sem falar em outras que estavam próximas das chamas“. A guarnição do Corpo de Bombeiros que estava de plantão neste domingo era formada pelos BMs Sargento Soares, Cabo Nunes, Soldado Braz e Soldado Damasceno.

Na noite de sexta-feira (22), uma queimada assustou moradores do bairro Cidade Alta, onde o fogo chegou muito próximo de algumas residências. No domingo à noite, no Bela Vista, o leitor Jovandir Freitas enfrentou problemas com a fumaça, que tomou conta de sua casa devido ao fogo que teria sido colocado para limpar a vegetação existente nas laterais do campo de futebol do bairro.

Fonte: O Vigilante online