terça-feira, 26 de maio de 2015

Prefeito já tem os recursos para instalação do Corpo de Bombeiros em Leopoldina

Vereadores aprovaram por unanimidade abertura de crédito especial que dará condições para assinatura de convênio com o Estado.

 Câmara Municipal de Leopoldina aprovou por unanimidade e em regime de urgência,  em reunião no dia 12 de maio, projeto de lei de autoria do Poder Executivo, abrindo crédito especial no orçamento de 2015, no valor de R$84.000,00 para inclusão de dotações orçamentárias visando a celebração de convênio com o Estado de Minas Gerais, por intermédio do Corpo de Bombeiros Militar, com o objetivo de estabelecer condições de cooperação mútua para a execução pelo CBMMG dos Serviços de Prevenção e de Combate a Incêndio, entre outras ações próprias da Corporação, no município de Leopoldina. Sancionada pelo prefeito José Roberto de Oliveira, a Lei foi publicada na edição desta segunda-feira, 25 de maio, do Diário Oficial dos Municípios Mineiro, quando passou a vigorar.
De acordo com a proposta de minuta de convênio a ser pactuado entre o Município de Leopoldina e o Corpo de Bombeiros, à qual o jornal Leopoldinense teve acesso, vão assinar o documento o prefeito José Roberto de Oliveira e o Tenente Coronel BM Sérgio Ricardo Santos de Oliveira, Comandante do 4º BMM sediado em Juiz de Fora.
Nos termos do convênio, o Corpo de Bombeiros, além de planejar, supervisionar, coordenar e fiscalizar, vai executar os serviços de prevenção e de combate a incêndio, busca e salvamento, resgate e defesa civil no Município de Leopoldina e região. Caberá também ao CBBMG exercer as atividades técnicas de análise de projetos de prevenção e combate a incêndios, bem como vistoria de liberação de obras e fiscalização nas edificações destinadas ao uso coletivo de acordo com a legislação em vigor.
Uma fonte do jornal Leopoldinense revelou que a Fração do CBMMG funcionará em Leopoldina em instalações anexas às do SAMU, no antigo Posto Centenário até que seja construída sua sede própria na cidade, no prazo estipulado de dois anos obedecendo a projeto arquitetônico executivo de pelotão autorizado pelo CBMMG.
As instalações provisórias ao lado do SAMU serão adequadas, segundo as exigências do Corpo de Bombeiros, pela Prefeitura de Leopoldina, que também ficará responsável pela colocação de mobiliário e equipamento de informática, telefonia e pelas despesas com água, luz, telefone, internet, material de escritório necessário para o funcionamento da Fração e a manutenção e limpeza do local. De acordo com o convênio as viaturas do Corpo de Bombeiros serão abastecidas pela Prefeitura, como já ocorre hoje com veículos da Polícia Militar.
O convênio a ser assinado nos próximos dias terá validade por um ano podendo ser prorrogado sucessivamente até o máximo de cinco anos.
Fonte : Jornal Leopoldinense Online

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Morre o jornalista Gama Filho, fundador do Tribuna do Povo

Ele já vinha enfermo há algum tempo, vitima de um AVC e morreu de infarto fulminante.

Gaminha com a esposa Dora e filhos Laís  e Leonardo Gama
Fundador e editor do jornal Tribuna do Povo, o mais antigo em circulação na cidade de Leopoldina, fundado em 25 de julho de 1987, portanto há 27 anos, faleceu nesta sexta-feira, 22 de maio, aos 58 anos, vítima de infarto fulminante, o jornalista Jair Patrocínio Gama, popularmente conhecido como Gaminha ou Gama Filho. Seu corpo foi velado na Capela Mortuária Lions Clube e  sepultado às 17:00 horas, no jazigo da família, no Cemitério Público Municipal Nossa do Carmo, em Leopoldina.
Um pouco da vida do jornalista
O estilo diferente e criativo fez com que o editor e fundador do jornal Tribuna do Povo / Gama Filho, fosse um personagem importante dentro do desenvolvimento sócio-cultural da cidade de Leopoldina e da Zona da Mata Mineira. Além do espírito positivo que possuía, foi um incansável batalhador das boas causas. Exerceu as funções de diretor de Comunicação do Brasília Country Clube, e de diretor executivo do Sindjori MG. Foi homenageado com  a Medalha do Mérito Leopoldinense e  recebeu diversas homenagens, sendo: da Associação dos Bairros Bela Vista, São Cristóvão e São Sebastião, do E.C. Ribeiro Junqueira, Lions Clube Omar Peres, Medalha do Mérito Legislativo outorgado pela Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais, Mérito Reconhecimento da Polícia Civil, outorgado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de Minas Gerais, diplomas de Colaborador da PMMG, do 21º Batalhão com sede em Ubá, Diploma do Mérito do Comando Geral da PMMG, a nível estadual, e da CEDEC MG, outorgado pelo Gabinete do Governador do Estado de Minas Gerais. Ele deixou viúva a esposa Dora e os filhos Laís e Leonardo.





Fonte: Jornal Leopoldinense 


quinta-feira, 21 de maio de 2015

Prazo para vacinação do gado contra febre aftosa termina em duas semanas

Vacinação em dia garante status para venda dos produtos de origem animal no mercado externo

rodutores rurais de Minas precisam estar atentos ao prazo para vacinar os rebanhos de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa, que termina em 31 de maio. O alerta é do gerente de Defesa Sanitária Animal do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Bruno Rocha de Melo, lembrando que a vacinação é a única forma de proteger os animais contra a doença. O estado de Minas Gerais é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como área livre de febre aftosa com vacinação, status que é fundamental para que os produtores comercializem os produtos de origem bovina como carne, leite e derivados no mercado interno e, também, para o exterior.
Excepcionalmente nesta etapa de vacinação, o IMA está permitindo que os produtores regularizarem o cadastro quantitativo dos animais de sua propriedade, tendo em vista perdas ocorridas nos rebanhos prejudicados pela seca. Essa regularização é feita de acordo com a Resolução Conjunta das secretarias de Estado da Fazenda (SEF) e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
Esse ajuste poderá ser realizado sem ônus fiscal para o produtor até 31 de maio de 2015. Ele pode realizar quatro tipos de ajustes sendo: o aumento do plantel independente do percentual; a diminuição de bovinos machos acima de três anos em até 5% ; a diminuição de bovinos machos abaixo de três anos em até 12% e a diminuição do número de fêmeas em qualquer idade até 12%. Para usufruir dessa prerrogativa o produtor , ou seu procurador, deverá declarar sua vacinação em um dos escritórios do IMA.
Bruno Melo ressalta que o IMA tem investido em ferramentas que facilitem a vida do produtor. Desde novembro de 2014 a Declaração Eletrônica de Vacinação contra a febre aftosa pode ser feita pelos produtores por meio do site www.ima.mg.gov.br. Para tanto, é necessário que o produtor adquira suas vacinas e tenha em mãos a nota fiscal de compra. O número desta nota fiscal será sua senha para acesso ao sistema do IMA. Ao fazer a Declaração Eletrônica, o produtor deverá também atualizar informações pessoais e da propriedade, como endereço para correspondência e telefones de contato.

O gerente de Defesa Sanitária do IMA reforça que “é fundamental que o produtor conserve de forma adequada as vacinas adquiridas, mantendo-as em caixa de isopor com gelo, numa temperatura entre dois e oito graus centígrados”. O produtor que deixar de imunizar seu plantel poderá ser penalizado com multa de R$ 68,07 por animal não vacinado, diz. Uma segunda etapa de vacinação será realizada em novembro deste ano.

Assessoria de Comunicação Instituto Mineiro de Agropecuária-Escritório Seccional de Leopoldina

Fonte: Jornal Leopoldinense

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Ciclistas de Leopoldina percorreram mais de 360 Km até Aparecida – SP com fé e emoção



LEOPOLDINA - Após percorrerem mais de 360 Km de distância entre Leopoldina e Aparecida (SP) os cinco ciclistas de Leopoldina que iniciaram a jornada na última quinta-feira (14), saindo da Praça Félix Martins (Leia a matéria publicada na ocasião por O VIGILANTE ONLINE sob o título Ciclistas de Leopoldina iniciam viagem com destino a Aparecida – SP”regressaram no último domingo (17).
Exatamente às 15h45 do domingo, Alan Campana, Alex Ferraz, Júlio Cesar (Pulê) Gesualdo, Rafael Toledo e Rodrigo Marques chegavam no Posto da Polícia Rodoviária Federal em Leopoldina. A reportagem de O VIGILANTE ONLINE conversou com o grupo, que contou como foi a aventura.
Motivados pela fé e pelo prazer do esporte os cinco se reuniram duas vezes nos últimos meses acertando os detalhes da empreitada, planejando os principais detalhes. Sem contar com equipe de apoio, os ciclistas percorreram 180 Km no primeiro dia, até o município de Vassouras – RJ, onde pernoitaram. No segundo dia foram 120 Km de percurso até Itatiaia, também no estado do Rio de Janeiro. Lá eles descansaram para o terceiro e último dia do desafio, que teve 85 Km de distância percorridos até Aparecida do Norte (Aparecida – SP), mais precisamente até a Basílica de Nossa Senhora Aparecida.

Chegar em Aparecida pedalando sempre foi um sonho

Fazendo um balanço da viagem sob duas rodas, um antigo sonho dos cinco ciclistas – que integram o Grupo Pedal Livre de Leopoldina – eles revelaram alguns aspectos vividos durante o percurso, destacando as curtições, os comentários e as orações dos amigos e amigas do Facebook que foram marcantes, assim como o apoio das pessoas que ficaram em Leopoldina. “A Dutra”, segundo um deles, “foi uma parte gostosa da viagem, apesar da péssima conservação da rodovia.”
“Houve tempo para conhecer a cidade de Aparecida e trazer uma imagem da Santa para casa”, descontrai outro ciclista. Em resumo, o desafio de sair de Leopoldina e chegar em Aparecida foi emocionante, sempre marcado pelo companheirismo. Eles dividiram tudo durante o percurso, todos participando do planejamento, um esperando o outro. “E também o desafio de chegar em Aparecida pedalando. Sempre foi um sonho”, afirmou Pulê falando em nome dos amigos.

Fonte: O Vigilante Online

terça-feira, 19 de maio de 2015

Próximo prefeito poderá ter mandato de 6 anos

De acordo com o Relator do projeto as eleições majoritárias e minoritárias passariam a coincidir em 2022, com mandatos de cinco anos para todos os representantes.


A Agência Câmara divulgou nesta quinta-feira, 14 de maio, notícia dando conta que relator do projeto da  reforma política, deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), teria feito alterações no texto apresentado na última terça-feira, 12 de maio. Uma das alterações feitas pelo relator aumenta o tempo de mandato dos prefeitos eleitos em 2016. Ao invés dos dois anos propostos no parecer inicial, ele agora sugere mandato de seis anos.
Segundo ele, a mudança mais significativa é quanto ao tempo de mandato dos senadores. Na redação do parecer apresentado terça-feira, havia a previsão de reduzir o mandato dos senadores de oito para cinco anos. Castro alterou o texto e aumentou o mandato para 10 anos. De acordo com Castro, as eleições majoritárias e minoritárias passariam a coincidir em 2022, com mandatos de cinco anos para todos os representantes, com exceção de senadores, que continuariam com o mandato de dez anos.
– Estamos dispostos a assumir as mudanças para facilitar a tramitação do parecer nos Plenários da Câmara e do Senado – disse.
Com relação aos suplentes de senadores, Castro apresentou a mesma proposta aprovada na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, que prevê apenas um suplente e que este não seja cônjuge ou parente até segundo grau.
Cláusula de desempenho
Castro também alterou a proposta de cláusula de desempenho. Ele propôs que os partidos, para terem direito a recursos públicos do fundo partidário, obtenham no mínimo 2% dos votos válidos na eleição para a Câmara (ao invés dos 3% inicialmente previstos), distribuídos em pelo menos um terço das unidades da federação, com um mínimo de 1% do total de cada uma delas (ao invés dos 2% sugeridos no parecer original).
O deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) criticou, na discussão do parecer da reforma política, a coincidência dos mandatos e o aumento, de 8 para 10 anos, do tempo de mandato para senadores “É um absurdo. Se não há consenso, sugiro que esses temas não entrem no relatório. Vamos manter como é atualmente”.
Ele também criticou o chamado distritão, sistema majoritário para eleições para deputados.
– Não conheço esse sistema. Que exemplos nós temos para adotarmos esse modelo? – questionou o parlamentar. Moreira afirmou que pretende apresentar destaque ao texto do relator Marcelo Castro (PMDB-PI) para retirar o distritão do parecer.
– Temos que garantir um sistema melhor, mais transparente, que promova avanços na escolha do seu eleito. Um sistema que simplifique, que dê garantia ao eleitor de que ele irá participar e interagir com o mandato – defendeu.
O vice-presidente da comissão de reforma política, deputado Marcos Pestana (PSDB-MG), informou que o prazo para apresentação de destaques vai até terça-feira, 19 de maio, quando deve se iniciar a votação do parecer do relator.
Fonte: Jornal Leopoldinense 

Acidente em Bicas deixa dois mortos, um deles de Leopoldina

Com a batida, os veículos chocaram-se contra o pedestre, de 37 anos, que morreu na hora. A PRF não informou o nome das vítimas.


Continua internada, em estado grave, a adolescente de 17 anos, que estava no carona de uma motocicleta que se envolveu em um acidente na tarde deste sábado (16) na BR-267, no km 69, próximo a Bicas. A batida entre um Corolla e Yamaha 125 matou duas pessoas.
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma das vítimas era um pedestre, de 37 anos, que transitava pelo trecho no momento do acidente. O homem era natural de Leopoldina e estava no município em visita a parentes. A outra vítima foi o condutor da moto, de 19 anos, que não resistiu aos ferimentos e morreu ao dar entrada no HPS, em Juiz de Fora. Ele e jovem foram atendidos pelo Samu e trazidos para a unidade. Já o motorista do carro, com placa de Juiz de Fora, teria sofrido escoriações. Conforme informações da PRF, na jaqueta da menina foram encontradas pedras de crack, que totalizavam cerca de cem gramas da droga.
De acordo com a PRF, os veículos transitavam no sentido Juiz de Fora/ Bicas, quando o condutor da moto, com placa de Rochedo de Minas, tentava acessar uma estrada vicinal, à esquerda da pista em que estava. Ao fazer a manobra, o carro, que já realizava ultrapassagem, o atingiu. Com a batida, os veículos chocaram-se contra o pedestre, que morreu na hora. A PRF não informou o nome das vítimas.
Fonte: Jornal Leopoldinense online

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Dois homens são presos pela PM após furtarem obra da Prefeitura de Leopoldina no Bela Vista.

LEOPOLDINA - Policiais Militares da 6ª Cia PM Independente em Leopoldina foram acionados na madrugada desta segunda-feira (18) após receberem informação de que um furto estava ocorrendo no interior de uma obra da Prefeitura, na avenida dos Expedicionários, ao lado do Posto de Saúde da Família. Por volta de 01h30, chegando rapidamente ao local, os militares procuravam por dois indivíduos morenos, que segundo as informações vestiam camiseta verde e camiseta preta quando invadiram o estabelecimento e levaram duas luminárias.
Sob o comando do Sargento Reis, os militares Cabo Azevedo, Cabo Miranda e Soldado Wagner iniciaram rastreamento naquela área e localizaram os autores na Rua Funchal Garcia, um deles com o material furtado. Indagado sobre o ocorrido o suspeito assumiu a autoria do furto dizendo que estava sozinho, teria pulado o portão de acesso ao local e pego as luminárias. O outro suspeito negou a participação no furto.

O mesmo estabelecimento fora alvo de furto no dia 11 de maio. Os militares mantiveram contato com o perito da Polícia Civil, Marcelo Pacheco para realização dos trabalhos de praxe posteriormente, uma vez que o portão de acesso à obra estava fechado. Os autores foram presos em flagrante delito, tendo seus direitos constitucionais preservados. Eles foram encaminhados até a Casa de Caridade Leopoldinense onde foram atendidos pelo médico de plantão e posteriormente conduzidos pelos militares, juntamente com o material recolhido, para a Delegacia de Polícia Civil de Leopoldina.
Fonte :O VIGILANTE ONLINE. Reportagem e Fotos. 

domingo, 17 de maio de 2015

Ribeiro Junqueira vai anunciar dois jogadores famosos...

Time de Leopoldina goleia e está a um passo da final


O Esporte Clube Ribeiro Junqueira está a um passo da final da Copa dos Campeões, torneio regional organizado pela Liga Esportiva de Cataguases, pois venceu por 4x2 o primeiro jogo da semifinal contra o Democrata. O jogo aconteceu no estádio Guanahyro Fraga Mota e a segunda etapa da semifinal acontecerá em Santana de Cataguases, no domingo (24/05), às 14h30min.
Em contato com o jornal Leopoldinense, o diretor Ivaldo Pereira (Jukinha), disse que nos próximos dias poderá anunciar dois jogadores famosos no cenário nacional, que fizeram sucesso nos clubes de futebol do Rio de Janeiro.

Fonte : Jornal  Leopoldinense